sexta-feira, 20 de março de 2015

11.ª EDIÇÃO | 2015


Com o início no Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março, a 11.ª edição do VINTE E SETE – FESTIVAL DE TEATRO une de novo os palcos de Vila Real e Bragança na apresentação de produções de qualidade, a partir de dramaturgia clássica ou contemporânea, representativas das artes performativas em Portugal.
A literatura tem um peso importante na edição deste ano. Às obras eminentemente dramáticas de Sófocles (“Ajax”, encenação de Nuno Cardoso para Ao Cabo Teatro e Teatro do Bolhão) e Molière (“O Avarento”, encenação de Rogério de Carvalho para o Ensemble, estreada no Teatro Nacional S. João) junta-se o trabalho de Tiago Rodrigues, actual director do Teatro Nacional D. Maria II, em volta de Madame Bovary, o romance fundamental de Flaubert. Beckett, escritor e dramaturgo, é também evocado, pela companhia Ácaro, e a obra poética de Alexandre O'Neill é matéria de trabalho de João Reis e Ana Nave. Outros textos literários e escritores são apresentados nos espectáculos de spoken word liderados pelo actor André Gago e por Tiago Gomes, director da revista Bíblia.
De destacar em 2015 são as estreias absolutas de novas criações da Peripécia e do Teatro da Garagem. A primeira inspira-se nas máscaras de Lazarim para criar “Fardo”, um “ritual de passagem entre o sonho e o térreo, entre a vida e a morte, entre o nada e o riso”. A segunda trabalha a partir da obra e do universo artístico da pintora transmontana Graça Morais.
Para o público infantil agendaram-se duas produções: “Photomaton”, “um divertimento para viola portuguesa e mala preparada”, e “O Soldadinho”, marionetas pelo Teatro de Ferro (que orientará ainda o workshop “Família Ramos”, de construção de figuras antropomórficas ou zoomórficas a partir das sobras da poda das árvores).
Os espectáculos (20 sessões, no total) decorrem nos Teatros Municipais de Vila Real e Bragança, num convite a circular pela região, com preços acessíveis a todas as bolsas.