terça-feira, 26 de março de 2013

Sexta, 19 de Abril | Teatro de Vila Real | 22h00

A ESTALAJADEIRA
De Carlo Goldoni
ARTISTAS UNIDOS

Uma comédia, uma análise divertida de um mundo em transformação. Uma peça para todos os públicos.

Os Artistas Unidos propõem-se fazer clássicos. Depois do triunfo de “Não se brinca com o amor”, de Alfred de Musset, que obteve aproximadamente 14.000 espectadores, a companhia pensou criar a base para a apresentação regular de alguns clássicos mais ou menos inéditos ou esquecidos em Portugal.

É o caso de “A ESTALAJADEIRA”, obra-prima do realismo das Luzes, peça maior do repertório. Aqui se fala de como, perante uma aristocracia falida, a burguesia começa a impor o seu modo de ver o mundo, fazendo contas, criando o capitalismo. E a mulher ganha pela primeira vez um estatuto: ela é a empresária, a dona da estalagem onde tantos destinos se cruzam.
Uma comédia, uma análise divertida de um mundo em transformação, um dos mais exactos trabalhos sobre o desejo, a transformação, o tempo que passa.

Tradução e encenação: Jorge Silva Melo
Elenco: Alexandra Viveiros (Dejanira), Américo Silva (Marquês), António Simão (Conde), Catarina Wallenstein (Mirandolina), Elmano Sancho (Cavaleiro de Ripafrata), Rúben Gomes (Fabrizio), Vânia Rodrigues (Hortesisa)
Cenografia e figurinos: Rita Lopes Alves
Luz: Pedro Domingos
Assistência: João Meireles


Duração: aprox. 100 min. (c/ intervalo)
Público-alvo: M/12 anos
Bilhetes: 7 euros (normal) | 5 euros (com descontos)

Vídeos de ensaios: